terça-feira, 20 de junho de 2023

Exército se manifesta sobre caso Mauro Cid


 













O Exército publicou uma nota sobre mensagens trocadas entre Mauro Cid, então assessor do presidente Jair Bolsonaro, e o coronel Jean Lawand Junior. Ambos estariam tramando uma intervenção militar para impedir a posse de Lula, em 2022.

“Opiniões e comentários pessoais não representam o pensamento da cadeia de comando do Exército brasileiro e tampouco o posicionamento oficial da Força”, diz o documento. Adiante, o Exército promete punir os responsáveis. “Na esfera administrativa, as medidas cabíveis já estão sendo adotadas no âmbito da Força”, garante.

Nota do Exército, sobre Mauro Cid

“Opiniões e comentários pessoais não representam o pensamento da cadeia de comando do Exército Brasileiro e tampouco o posicionamento oficial da Força.

Como Instituição de Estado, apartidária, o Exército prima sempre pela legalidade e pelo respeito aos preceitos constitucionais.

Os fatos recentes somente ratificam e comprovam a atitude legalista do Exército de Caxias.

Eventuais condutas individuais julgadas irregulares serão tratadas no âmbito judicial, observando o devido processo legal.

Na esfera administrativa, as medidas cabíveis já estão sendo adotadas no âmbito da Força.

Em relação à função do Cel Lawand, citado na matéria da revista Veja como Subchefe do Estado-Maior do Exército, este centro esclarece que o referido militar serve no Escritório de Projetos Estratégicos do Estado-Maior do Exército.

Por fim, consciente de sua missão constitucional e do compromisso histórico com a sociedade brasileira, o Exército reafirma sua responsabilidade pela fiel observância dos preceitos legais e preservação dos princípios éticos e valores morais.”

Revista Oeste.