sexta-feira, 30 de junho de 2023

Caixa processa Pedro Guimarães por forçar funcionário a comer pimenta


 











A Caixa Econômica Federal está processando seu ex-presidente Pedro Guimarães (foto) para cobrar dela indenização paga pelo banco a um empregado que foi coagido pelo executivo a comer pimenta e ouviu dele comentários homofóbicos, informa O Globo.

Guimarães foi demitido da Caixa em junho de 2022, após virem à tona acusações de assédio sexual e moral contra ele. Em março deste ano, ele se tornou réu e passou a responder criminalmente pelos episódios.

No ano passado, o banco estatal foi condenado a pagar indenização de R$ 20 mil por danos morais a um funcionário, por um caso ocorrido em 2020, durante evento do programa Caixa Mais Brasil no Amazonas.

De acordo com a denúncia, Guimarães colocou pimenta nos pratos de empregados da Caixa durante um jantar e os obrigou a comer. Quando viu um dos empregados pingando limão sobre a refeição para tentar disfarçar o ardor, o executivo o chamou de “bambi”, termo homofóbico usado em referência a torcedores do São Paulo.

Segundo a Folha, relatos de funcionários da Caixa ao Ministério Público do Trabalho afirmam que forçar os funcionários do banco a comer pimenta era uma prática comum de Guimarães.

A defesa do executivo tem alegado que as ações judiciais contra seu cliente são “jogadas políticas” da atual direção da Caixa.

O Antagonista