segunda-feira, 26 de junho de 2023

Câncer em pessoas de 25 a 29 anos cresce mais do que em qualquer outra faixa etária, aponta estudo















 Pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Washignton, dos Estados Unidos, publicada pelo jornal inglês Financial Times mostrou que, desde 1990, os diagnósticos de câncer entre pessoas de 25 a 29 anos cresceu mais do que qualquer outra faixa etária. Enquanto isso, os casos acima de 75 anos caíram.

Os números preocupam pesquisadores de todo o mundo. No Brasil, já existem trabalhos para tentar achar as causas desse cenário.

“Exatamente o motivo, a gente não sabe. Os tumores que mais acometem os adultos jovens são os de testículo entre os homens e os linfomas tanto nos homens quanto nas mulheres. Os outros tumores são os de mama nas mulheres e leucemia e temos visto cada vez mais tumores de intestino”, explica Oren Smaletz, oncologista do Hospital Albert Einstein.

O estudo mostrou que o câncer colorretal cresceu 70% nos jovens entre 15 e 39 anos, enquanto todos os outros juntos cresceram 24%.

“Alguns tumores, quando a pessoa é mais jovem, tem uma tendência a ser mais agressivo. E isso é difícil de saber se é da biologia do tumor ou porque o jovem não valorizou o diagnóstico”, completa Smaletz.

Segundo o documento da universidade americana, essas mudanças no padrão de diagnósticos de câncer ir á obrigar os governos a alteraram as políticas de combate a doença. Um crescimento de casos nessa faixa etária, que são a mais parte da população, significa mais custos para a saúde pública.