segunda-feira, 26 de junho de 2023

Com 3 ministérios, União Brasil é o partido que mais vota contra projetos de Lula


 












União Brasil é o partido que mais vota contra os projetos de Lula na Câmara dos Deputados entre as legendas com pastas na Esplanada dos Ministérios, mostra pesquisa do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) sobre como foi a articulação do governo e os votos dos partidos na Casa até o final de maio.

Com 59 deputados, a União Brasil tem a terceira maior bancada da Câmara. Para atrair seus votos, Lula entregou ao partido três ministérios: Comunicações (Juscelino Filho), Turismo (Daniela Carneiro) e Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes). Apesar disso, o partido se declarou independente e, para ganhar mais espaço, ameaça ir para a oposição.

Com três ministérios, o partido é o que menos vota com o governo na comparação com as outras oito legendas agraciadas com alguma pasta: PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL, Rede, PSD e MDB.

Proporcionalmente, o partido rejeita mais propostas do governo do que os declaradamente oposicionistas PP, PSDB e Cidadania e do que outros independentes, como PSC, PSD, MDB, Republicanos e Patriota.

Com 45,23% de votos favoráveis à pauta governista, é o terceiro que menos dá apoio a Lula na Câmara, atrás apenas de PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e Novo, o mais oposicionista.

UOL, por Wanderley Preite Sobrinho