sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Paraná tem 59 casos de sarampo confirmados desde o início de 2019, diz Secretaria de Saúde

Paraná tem 59 casos de sarampo confirmados desde o início de 2019, diz Secretaria de Saúde — Foto: Prefeitura Engenheiro Coelho/Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou 20 novos casos de sarampo no Paraná, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (3).

O monitoramento registrou as novas ocorrências entre 28 de julho a 28 de setembro. Desde o início do ano, o estado teve 59 confirmações da doença, 270 estão em investigação e 47 foram descartados.

Segundo a secretaria, uma paciente de Curitiba com confirmação da doença está internada e o estado de saúde é preocupante.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença, explicou a secretaria.

Municípios que registram ocorrência da doença

Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC): 1 caso;
Campo Largo, na RMC: 1;
Colombo, na RMC: 3;
Curitiba: 45;
Fazenda Rio Grande, RMC: 1;
Jacarezinho, no norte pioneiro: 1;
Pinhais, na RMC: 2;
Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais: 1;
Maringá, no norte: 2;
Rolândia, no norte: 1;
São José dos Pinhais, na RMC: 1.

Conforme o boletim, pessoas com idade entre 20 e 29 anos continuam sendo a maioria dos casos registrados de sarampo.

Vacinação contra o sarampo

A vacina contra o sarampo está disponível de graça nas unidades de saúde de todo o estado.

A Sesa ressalta que a vacina não deve ser aplicada em crianças menores de seis meses, gestantes e pacientes imunodeprimidos ou com reação alérgica grave após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina.

É recomendado também, conforme a secretaria, um intervalo de 30 dias após a vacina para as mulheres que querem engravidar.

O secretário de Saúde Beto Preto afirmou que o estado está em alerta extremo por causa da situação do sarampo, pois trata-se de uma doença viral de fácil transmissão. Além de "possibilidades sérias de comprometimento da saúde do paciente", disse.
Campanha Nacional de Vacinação

A campanha de todo o Brasil contra o Sarampo começa na segunda-feira (7) e está dividida em duas etapas.

Segundo a Sesa, entre os dias 7 e 25 de outubro o objetivo é ampliar a vacinação em crianças de seis meses e menores de cinco anos, com o dia D em 19 de outubro.

O grupo de adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, é o público-alvo da segunda etapa da campanha, que acontecerá de 18 a 30 de novembro, com o dia D no dia 30.

Beto Preto afirmou que a vacinação é a única forma de prevenir o sarampo. "O Ministério da Saúde promove esta campanha primeiramente com foco nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, mas importante salientar que todos que ainda não estão vacinados também devem tomar as doses da vacina", reforçou.