sábado, 26 de outubro de 2019

Congresso do Chile é esvaziado por tumulto em protesto

Manifestantes e forças de segurança entram em confronto durante protesto em Valparaíso, no Chile, nesta sexta-feira (25) — Foto: Rodrigo Garrido/Reuters

A sede do Congresso do Chile, em Valparaíso, foi esvaziada nesta sexta-feira (25) devido aos protestos violentos que ocorrem do lado de fora do prédio. As sessões parlamentares estão suspensas. Houve confronto entre manifestantes e forças de segurança, e ao menos dois policiais estão feridos, segundo o jornal "El Mercurio".

Autoridades chilenas ainda confirmaram mais uma morte, o que eleva o número de vítimas para 19 desde semana passada, quando os protestos contra aumento nas passagens de metrô de Santiago desencadearam em uma série de manifestações por todo o país – algumas com confronto entre manifestantes e forças de segurança.

Valparaíso, na costa central do Chile, abriga o poder Legislativo do país. Desde o início das manifestações, houve saques a comércios e barricadas na cidade, que também tem o principal porto do país.

De acordo com o jornal "La Tercera", o presidente da Câmara dos Deputados, Iván Flores, afirmou que as sessões devem ser retomadas no sábado.