quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Polícia Ambiental autua 19 pessoas e aplica R$ 500 mil em multas durante operação contra crimes ambientais no Paraná

Polícia Ambiental identificou 12,3 ha de área desmatada — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Toras de madeira foram apreendidas durante a operação — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Dezenove pessoas foram autuadas durante uma operação da Polícia Ambiental contra crimes ambientais em cidades das regiões central, dos Campos Gerais, e do sul do Paraná entre os dias 21 e 26 de outubro. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (28) pela polícia.

Segundo a Polícia Ambiental, mais de R$ 500 mil em multas foram aplicadas aos infratores. Foram identificados 12,6 hectares de área de mata desmatada.

A ação foi desencadeada após denúncias de crimes ambientais, principalmente contra a flora, nas seguintes cidades:

Castro
Cruz Machado
Imbituva
Jaguariaíva
Mallet
Ortigueira
Paulo Frontin
Pinhão
Prudentópolis
Reserva do Iguaçu
Rebouças
Reserva

A polícia informou que foram identificados crimes em Área de Preservação Permanente (APP), de corte ou por transformação de madeira de lei em carvão, transporte de produto de origem vegetal sem licença, entre outros.

De 90 propriedades rurais visitadas, 11 sofreram algum tipo de embargo por irregularidades ambientais. De acordo com a Polícia Ambiental, foram apreendidos mais de 300 metros cúbicos de madeira.

A ação, batizada como 'Operação Simbiose' contou com a presença de 115 policiais. Ao todo, 232 pessoas foram abordadas e 37 veículos foram vistoriados.

Segundo a Polícia Ambiental, mais de 6 mil quilômetros foram percorridos pelos policiais durante a ação, que durou seis dias.