sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Menino que estava internado há um ano em hospital morre em Umuarama

Daniel e a mãe durante 'banho de sol' no aniversário de um ano — Foto: Eduardo Ortiz/RPC Noroeste

O menino Daniel William Silva de Oliveira, que estava internado em um hospital de Umuarama, no noroeste do Paraná, há mais de um ano, morreu na quinta-feira (24). De acordo com o Hospital Cemil, o menino faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Daniel nasceu prematuro no dia 8 de fevereiro de 2018, em Cianorte, também no noroeste do estado. No parto, a criança teve uma anóxia neonatal, ou seja, sofreu com falta de oxigenação nas células.

O problema afetou os sistemas neurológico e respiratório do bebê. Devido à gravidade do caso, ele acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Cemil, e era monitorado o tempo todo por uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da área da saúde.

A história dele ficou conhecida pela comunidade em fevereiro deste ano quando o menino ganhou uma festa de aniversário e o direito ao primeiro banho de sol da vida.

A criança respirava com o auxílio de aparelhos e se alimentava por uma sonda. Segundo a equipe médica do hospital, o caso era raro e delicado.

No período que o menino ficou internado, a família e o hospital receberam doações de fraldas e itens de higiene pessoal. Os produtos doados que não foram utilizados por Daniel serão doados para outras crianças que estão internadas.

O corpo de Daniel de Oliveira foi velado e enterrado em Tuneiras do Oeste.