sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Médica que demorou 13 horas para atender criança que morreu é condenada, em Foz do Iguaçu

Resultado de imagem para criança morta

Uma médica foi condenada a prestar serviços à comunidade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, por ter demorado 13 horas para atender uma criança, de 3 anos, que acabou morrendo. O caso foi em 2014, no hospital municipal. Cabe recurso da decisão.

Conforme a sentença, a médica Marelby Jacqueline Calvo era responsável pelo atendimento de Kiara dos Santos Aleixo. Conforme a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), enfermeiras chegaram a insistir pelo atendimento por causa da gravidade do caso.

A criança foi levada primeiro até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim das Palmeiras, segundo o MP. A suspeita da equipe era de que a menina estivesse com catapora, mas o quadro de saúde da criança piorou.

Por isso, conforme o MP, ela foi encaminhada para o hospital. Segundo o relatório da necropsia, a criança morreu por choque séptico e varicela hemorrágica.

De acordo com a sentença, a médica foi condenada a dois anos de prisão em regime aberto. Entretanto, o juiz substituiu a restrição de liberdade pela prestação de serviços gratuitos à comunidade, durante 7 horas por semana.

Echeverria também não poderá sair de casa aos finais de semana. O advogado de defesa, Walter Bino, informou que vai recorrer sobre o resultado da sentença.

"Devemos recorrer dessa decisão. Antes, porém, provocar o juízo sobre elementos que foram trazidos pela defesa, porém não foram referidos na sentença. E, sendo mantido essa tese, devemos recorrer ao tribunal de justiça através de uma apelação", disse.