quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Casal cria oficina para reformar e entregar cadeiras de rodas para pessoas de baixa renda

Cadeiras de rodas são restauradas no quintal da casa do casal, no distrito de Entre Rios — Foto: Divonei Ravanello/RPC Guarapuava

Um casal de Guarapuava, na região central do Paraná, criou uma oficina para consertar cadeiras de rodas e entregá-las para pessoas de baixa renda. Todo o trabalho é desenvolvido no quintal da casa da família, que fica no distrito de Entre Rios.

A ideia surgiu após a cuidadora de idosos Larissa Schwingel doar duas cadeiras que haviam sido utilizadas pelo pai dela.

Larissa e o marido, o metalúrgico Ezequiel Matos da Silva, contam que a experiência fez com que eles enxergassem a dificuldade que muitas pessoas enfrentam para conseguir uma cadeira.

Depois da doação, os dois começaram a reformar cadeiras que estavam estragadas. A partir daí, surgiram diversos pedidos.

"A gente foi reciclando nos ferros-velhos, sucata de cadeira e foi fluindo. Hoje, a gente uma quantidade de cadeiras e dependemos de doações para arrumar elas", explicou o metalúrgico.

O casal faz o trabalho voluntário em momentos que estão de folga. Em dois anos de trabalho, Larissa e Ezequiel reformaram cerca de 20 cadeiras, que foram destinadas para pessoas da região de Guarapuava e, até mesmo, de outros estados.

Os filhos gêmeos da dona de casa Reni Terezinha Pacheco receberam as cadeiras há menos de um mês. João e Maria, de 15 anos, têm paralisia cerebral. Antes das cadeiras, dona Reni precisava carregar os filhos no colo.