sábado, 8 de outubro de 2022

Cães podem farejar o estresse pelo hálito e suor do dono


 











Um estudo realizado por pesquisadores da Queen’s University Belfast, na Irlanda, comprova que cães podem farejar o estresse pelo hálito ou pelo suor do dono. A pesquisa foi publicada na revista científica Plos One. Pesquisas anteriores já tinham provado que os cachorros podiam perceber quando os donos estavam estressados.

A novidade desse estudo é que os cientistas conseguiram, por meio de testes, comprovar que os cães reconhecem o odor. O estudo testou se os odores de linha de base e de estresse eram distinguíveis para cães, usando um procedimento de escolha forçada duplo-cego, de duas fases e três opções. Amostras combinadas de respiração e suor foram obtidas dos participantes no início e após uma tarefa indutora de estresse.

Quatro cães identificaram com sucesso as amostras de estresse. Segundo o texto publicado na revista científica, “os resultados indicam que os processos fisiológicos associados a uma resposta de estresse psicológico agudo produzem alterações nos compostos orgânicos voláteis emanados da respiração e/ou suor detectáveis pelos cães. Esses resultados aumentam nossa compreensão das relações humano-cão e podem ter aplicações para cães de serviço de suporte emocional e transtorno de estresse pós-traumático”.

Os cães percebem o mundo por meio do olfato — eles possuem 220 milhões de células detectoras de odor, enquanto nos humanos são cerca de 50 milhões. Por meio do faro, os cachorros podem rastrear objetos, explosivos, drogas, Covid-19 e até emoções humanas.

R7