sábado, 8 de agosto de 2020

Trump assina ordem para banir TikTok e WeChat dos Estados Unidos



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na noite de quinta-feira (6) uma ordem executiva que oficializa o banimento da popular rede social TikTok e do serviço de mensagens WeChat -, ambos aplicativos têm origem chinesa.

Segundo o documento, ambos serviços ameaçam “a segurança nacional, política estrangeira e a economia dos Estados Unidos”. A Casa Branca deu um prazo de 45 dias para que os dois aplicativos sejam negociados pelas desenvolvedoras originais. Após o prazo, que termina em 20 de setembro qualquer transação com a ByteDance — que é a desenvolvedora do TikTok — ou a Tencent — responsável pelo WeChat — estão proibidas em território norte-americano.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, já havia sugerido que os aplicativos chineses poderiam ser banidos no país. É possível que a ordem seja questionada judicialmente pela oposição ou pelas próprias empresas envolvidas. Além disso o documento não detalha que tipo de operação será proibida.

Ação de Trump é um desdobramento do discurso político e da narrativa antichinesa adotada nos últimos meses pela Casa Branca. O mandatário estadunidense acentuou a hostilidade contra a China com a proximidades das eleições presidenciais de novembro.

As gigantes chinesas, alvos do governo dos Estados Unidos, têm participação em diversos negócios e investimentos em empresas norte-americanas.