sábado, 5 de outubro de 2019

Câmara cria comissão para apurar desastre em Maceió, 5 meses após laudo acusar a Braskem

Justiça manda Caixa liberar FGTS para moradores de bairro que afunda em Maceió

Com atraso de pelo menos cinco meses desde a exposição de um laudo que culpa a mineradora Braskem por mais uma tragédia atribuída à mineração no Brasil, a Câmara dos Deputados demonstrou somente agora a disposição de investigar as causas e soluções para o desastre geológico que desestabilizou bairros de Maceió (AL) e ameaça milhares de alagoanos que ainda vivem em áreas atingidas por tremores, fissuras e afundamentos. Parlamentares alagoanos anunciaram hoje (4), nas redes sociais, a criação da “Comissão Externa do Pinheiro”, assinada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Há um ano das eleições municipais, os deputados federais Marx Beltrão (PSD-AL), Tereza Nelma (PSDB-AL) e João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL) celebraram a notícia nas redes sociais, tratada como marco da atuação institucional em defesa das vítimas.
“Estaremos juntos lutando pelo nosso povo, e não deixando que este assunto caia no esquecimento”, disse Tereza Nelma. “Será um divisor de águas! Vamos com tudo!”, completou JHC. “Ao trabalho”, respondeu Marx, sobre a comissão da qual será relator, tendo JHC como presidente e a deputada tucana como integrante.
O anúncio dos integrantes da nova comissão ocorre mais de um ano e meio após os tremores de terra abalarem a região do bairro do Pinheiro, e cinco meses depois de o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) atestar, em maio deste ano, que a Braskem provocou a tragédia geológica, com danos estruturais em imóveis de bairros da capital alagoana que está desde março em situação de calamidade pública decretada pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB).
Ao anunciar a novidade, Marx Beltrão disse que a comissão vai realizar, “com mais ênfase”, o acompanhamento dos problemas vividos pelos habitantes dos bairros atingidos. “Seremos três representantes de Alagoas atuando com ainda mais ênfase em prol desta causa. Com iniciativas como esta, a bancada federal mostra sua luta em defesa dos moradores afetados pelas rachaduras e afundamento do solo na região! Avante!”, escreveu o parlamentar que foi ministro do Turismo no governo de Michel Temer.