domingo, 17 de março de 2019

Guedes avalia que digitalização substituirá servidores que se aposentarem



Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governo federal não pretende realizar concursos públicos nos próximos anos, mesmo com um grande número de aposentadorias que vêm pela frente. Para ele, é preciso investir na digitalização do setor público para compensar a redução no quadro de pessoal.
“Cerca de 40% a 50% do funcionalismo federal irá se aposentar nos próximos anos, e a ideia é não contratar pessoas para repor. Vamos investir na digitalização”, disse o ministro ontem, 15, durante evento na Fundação Getúlio Vargas.
Guedes também alerta que não haverá recursos suficientes para honrar com a folha de pagamento do setor público em 2020, caso a reforma da Previdência não seja aprovada.
A equipe econômica tem defendido que é preciso aumentar a produtividade dos funcionários públicos, que recebem, em média, mais do que a iniciativa privada.
De acordo com Guedes, a recuperação econômica do país depende da aprovação de medidas efetivas, como a reforma da Previdência, e a revisão do pacto federativo com estados e municípios. Sobre a dificuldade financeira enfrentada por governadores e prefeitos, o ministro afirmou que, sem aprovação da reforma, não haverá possibilidade de ajuda da União:
“Me ajuda a fazer a Reforma, que o dinheiro cai naturalmente”, disse.