quarta-feira, 27 de março de 2019

Ferrari mostra P80/C, modelo único desenvolvido em conjunto com um colecionador da marca



A Ferrari mostrou ao mundo um novo modelo, a P80/C. O esportivo voltado para as pistas não é um veículo de produção, mas sim um one-off, ou seja, modelo único. Ele foi desenvolvido e produzido a pedido de um cliente especial, colecionador da marca.
Esse tipo de ação é comum entre as supermontadoras, onde um cliente, para lá de especial, solicita a confecção de um modelo específico. Geralmente, a proposta é recriar um clássico do passado sob a plataforma de um modelo atual.

A motorização não foi divulgada pela Ferrari.
A P80/C segue essa linha, com a diferença que ele foi totalmente reprojetado para as pistas. Por ser um modelo único, desenvolvido especialmente a pedido de um cliente, a Ferrari não divulgou informações como preço ou potência do modelo.
Segundo a Ferrari, o Styling Center da marca, sob a direção de Flavio Manzoni, e a equipe de engenharia e aerodinâmica trabalharam lado a lado com o cliente, compartilhando princípios e visões para criar um novo “Carro de Herói” com uma alma absolutamente única e autêntica.

O modelo foi pensado para as pistas.
Ainda de acordo com a italiana, a ideia inicial do cliente era criar um protótipo esportivo moderno inspirado em modelos icônicos da história da Ferrari como o 330 P3/P4 e o 1966 Dino 206 S.
Dessa forma, o Centro de Estilização da Ferrari definiu como objetivo desenvolver um novo tipo de produto que simplesmente não existia na atual linha da Ferrari, na forma de esportivo inspirado nos carros que essencialmente escreviam suas próprias regras de estilo.

Interior de carro de corrida.
Ao contrário de outros projetos de one-off, a P80/C demorou quase quatro anos para ser desenvolvida. Segundo a marca, esse tempo foi gasto por causa de uma intensa pesquisa de estilo e engenharia com análise meticulosa dos parâmetros de desempenho, bem como testes aerodinâmicos.
Dessa forma, o P80/C é completamente diferente, pois é um carro de pista, no qual a performance é o principal fator. Com isso, o carro base, um 488 GT3, teve suas características alteradas para ter um melhor casamento entre estilo, proezas técnicas e aerodinâmica.

Design e estilos únicos, pensado pelo proprietário.