sábado, 23 de março de 2019

Comissão de Ética da Câmara de Cascavel aprova cassação de vereador por desviar parte de salário de assessora

Damasceno Júnior (PSDC) foi investigado pela Comissão de Ética da Câmara de Cascavel — Foto: Reprodução/RPC

A Comissão de Ética da Câmara de Cascavel, no oeste do Paraná, concluiu o relatório final e decidiu, por unanimidade, pela cassação do vereador Damasceno Júnior (PSDC), investigado por suspeita de desviar parte dos salários de uma assessora.

O assunto foi votado na sessão desta quinta-feira (21). A partir da decisão, a câmara deve votar e decidir definitivamente a proposta de cassação em até três dias.

O vereador não compareceu à reunião desta quinta-feira. A defesa dele afirmou que houve impedimento do direito de defesa.

"Vamos apresentar a defesa em relação aos votos que ocorreram nesta sessão e também vamos verificar as possibilidades de medidas judiciais cabíveis (...) Nos foi negado o direito de apresentar essa defesa e a defesa vai tomar as medidas que entender necessárias", disse a advogada Raquel Rossi.

Confusão

Logo no início da reunião, o presidente da comissão foi interrompido por um manifestante contrário à cassação de Damasceno. A reunião foi suspensa por três minutos, até que o homem fosse retirado do plenário, pelos seguranças da Casa.

Decisão

A Comissão de Ética classificou como robustos os documentos apresentados na denúncia. Damasceno Júnior foi acusado pela ex-assessora Elidiane dos Santos de desviar parte dos salários dela para o pagamento de parcelas de um carro, financiado por ele.

Segundo a assessora, o valor mensal desviado era de R$ 1,2 mil.

Outras duas ex-assessoras também afirmaram, durante as oitivas, que devolveram parte dos salários que recebiam a Damasceno.

Para a comissão, os fatos apresentados pelo depoimento das testemunhas e documentos comprovam que houve quebra de decoro parlamentar por parte do vereador.