sexta-feira, 22 de março de 2019

Moreira Franco foi preso pela PF no trânsito na Operação Descontaminação



O ex-ministro do governo de Michel Temer e ex-governador fluminense Moreira Franco foi cercado e preso pela Polícia Federal no trânsito do Rio de Janeiro, após desembarcar de um voo em que voltou de Brasília (DF). Apontado pelo Ministério Público Federal e pelo juiz Marcelo Bretas como integrante da organização criminosa que seria chefiada por Temer, o ex-ministro ficou incomodado com o cerco e a filmagem no momento do cumprimento da prisão preventiva, na Operação Descontaminação.
Quando foi abordado por policiais armados, Moreira Franco estava em um táxi e teve que esperar outras guarnições da PF chegarem. Um policial federal chegou a pedir gentilmente a populares que não fossem feitas imagens, além do registro feito pela própria PF.
Segundo o MPF, o esquema que Temer e o ex-ministro Moreira Franco  integrariam envolveu R$ 1,8 bilhão em recursos públicos desviados e objeto de propina, no âmbito da investigação decorrente da Lava Jato.
Durante o governo Temer, Moreira Franco chefiou a Secretaria-Geral da Presidência, foi secretário-executivo do Programa de Parcerias e Investimentos e ministro de Minas e Energia. Além disso, foi ex-governador do Rio de 1987 a 1991.