quarta-feira, 20 de março de 2019

Grupo de pesquisa da UFRN realiza estudo para promover diagnóstico precoce da pré-eclâmpsia



A gravidez é uma fase que inspira uma série de cuidados especiais com a saúde da mulher e da criança que está sendo gerada. Durante esse período muitas doenças podem acometer na gestante e causar graves consequências. No mundo inteiro, uma das enfermidades que mais atinge as mulheres grávidas é a pré-eclâmpsia que, em manifestações mais graves, pode até mesmo levar a mãe e bebê a óbito.
Essa doença promove o aumento da pressão arterial da mãe e, em casos específicos, pode evoluir para a eclâmpsia, uma forma mais grave da doença e que pode causar convulsões, sangramentos vaginais e coma. Nesse contexto é muito importante entender bem como funciona esse distúrbio, como tratá-lo e também como identificá-lo.
Uma equipe ligada ao Grupo de Pesquisa em Doenças Metabólicas (GPDM), do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas está envolvido em um trabalho que, tem como principal objetivo promover um diagnóstico precoce e preciso da pré-eclâmpsia por meio de biomarcadores urinários. A pesquisa, intitulada Avaliação da Associação da Vitamina D com o Desenvolvimento da Pré-Eclâmpsia e de Proteínas dos Exossomais Urinárias como Marcadores Precoces da Doença é orientada pela professora Marcela Ururahy, vinculada ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFRN e coordenadora do GPDM.