segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Família canadense viaja pelo mundo em busca de ‘memórias visuais’ para os filhos que vão ficar cegos


















 Uma doença nos olhos, que leva à cegueira, transformou a vida de uma família de canadenses. Eles decidiram viajar pelo mundo para mostrar aos filhos a beleza do nosso planeta, antes que eles deixem de enxergar.

A família de Edith e Sebastian não está fazendo um turismo comum. Eles estão criando memórias preciosas.

Os canadenses têm quatro filhos: Mia, de 12 anos, Léo, de 9, Colin, de 7 e Laurent, de 5. Mia foi a primeira a ser diagnosticada, com retinose pigmentar, uma doença rara – que leva à degeneração gradual da visão.

Os pais passaram a levar a menina para explorar a natureza enquanto ela ainda enxerga longe. Depois, os médicos descobriram que Colin e Laurent também têm a doença. Então, decidiram levar ao pé da letra o conselho para encher os olhos deles de lembranças.

“O especialista me disse: ‘Preencham a memória visual deles. Usem livros para eles verem o que é um elefante, uma girafa, pra que tenham referências visuais quando ficarem cegos’. Aí deu o estalo: se vou mostrar as coisas nos livros, por que não mostrar na vida real? Então pensamos num jeito grandioso de mostrar a eles tudo que é bonito nesse mundo. Foi assim que a viagem começou”, conta Edith Lamay.

Depois que três dos quatro filhos foram diagnosticados com a doença, os pais decidiram deixar tudo para trás por um ano, para viajar o mundo e criar registros visuais que permaneçam vivos na lembrança, mesmo depois que as crianças perderem a visão.

Até agora, a família já passou por seis países, em três continentes. Por enquanto, o Brasil é só um sonho, que está nos planos.

Fantástico