
O portal de notícias da Globo, o G1, anuncia com exclusividade que registros em cartórios indicam que o número de mortes é 173% maior do que o anunciado pelo governo.
De acordo com o jornalista Helio Gurovitz, colunista no G1, nos municípios mais atingidos pela Covid-19, o indicador crucial para os epidemiologistas, a mortalidade por todas as causas, disparou desde o início da pandemia até o final de abril.
Pelo levantamento, o número de mortes subiu 30% em 5 cidades mais atingidas pelo coronavírus.
“As mortes nas cinco cidades brasileiras mais atingidas pela Covid-19 somaram pelo menos 26.445 desde o início da pandemia até o dia 25 de abril, um crescimento de 30% em relação à média dos anos anteriores, de 20.384 durante as mesmas semanas”, escreve o articulista, diretor de redação da revista Época por 9 anos.
Oficialmente, o Brasil tem 7.343 mortes e 108.266 casos confirmados de novo coronavírus nesta segunda-feira (4). Os dados são do Ministério da Saúde.
Pela contagem paralela da Globo/G1, devido a subnotificação, o Brasil tem hoje 20 mil mortes e 295 mil casos da doença.
Se o cálculo estiver certo, o número de casos de Covid-19 no Brasil irá disparar e será o segundo no ranking mundial, atrás somente dos Estados Unidos.