sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mandetta cita paciência, fé e ciência, após pedido de demissão de Teich

Silêncio que a coletiva do Mandetta vai começar! | Gazeta do Povo

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta comentou no Twitter o pedido de demissão de Nelson Teich do Ministério da Saúde, na manhã desta sexta-feira. Na publicação, Mandetta pediu força ao Sistema Único de Saúde (SUS) e disse para os seguidores orarem. Ele também mencionou as palavras ciência, paciência e fé, termos que mencionou na sua despedida da pasta, há menos de um mês.

Teich pediu exoneração nesta sexta-feira e é o 9º ministro a deixar o governo Bolsonaro. O anúncio foi enviado pela comunicação do ministério, após o oncologista se reunir com o presidente Jair Bolsonaro no fim da manhã de hoje, no Palácio do Planalto. De acordo com a assessoria do órgão haverá uma coletiva de imprensa nesta tarde. O secretário-executivo do ministério, general Eduardo Pazuello, e o ex-ministro Osmar Terra são cotados para assumir o posto de Teich.

O médico estaria isolado na pasta, sem apoio da área técnica do ministério e alvo de críticas dentro e fora do governo. Teich era visto por gestores dos estados como uma "decepção geral". O ministro chegou ao órgão em abril para substituir Luiz Henrique Mandetta, demitido após divergências com o presidente Jair Bolsonaro. A queda do segundo ministro da Saúde durante pandemia causou irritação e incredulidade em líderes do Congresso.

Segundo assessores da Presidência, Bolsonaro queria desde o início da crise com Mandetta emplacar o ex-ministro da Cidadania e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) na Saúde, mas desistiu porque o nome do parlamentar encontrou resistência dentro do Palácio do Planalto.