sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Brasil não avançará enquanto presidentes continuarem 'lambendo as botas dos EUA', diz Lula

Foto: REUTERS/Leonardo Benassatto

O ex-presidente Lula disse que o Brasil “não avançará” enquanto governantes como Fernando Henrique Cardoso e o atual presidente Jair Bolsonaro “continuarem lambendo as botas” de governantes dos Estados Unidos.

"Enquanto houver um presidente que não se respeite, que não respeite sua soberania e que continue lambendo as botas dos estadunidenses, como fez Fernando Henrique Cardoso com [Bill] Clinton e como faz Bolsonaro com [Donald] Trump, o país não avançará. Este país tem de ser soberano", disse o ex-presidente ao canal "Russia Today".

Lula também fez duras críticas ao atual presidente dos EUA. "[Trump] foi eleito presidente, mas acredita que foi eleito para ser Deus. (...) O mundo não pode ser refém da política americana", disse o petista.
Para ele, o Brasil tem potencial para ‘deter’ as ações de Trump. "É necessário que se detenha isto! E o Brasil pode deter. O Brasil tem tamanho para isto, tem grandeza para isto, tem fronteira com dez países da América do Sul. Lamentavelmente, o mundo está retrocedendo. Está retrocedendo na Europa, na América do Sul, nos Estados Unidos. É algo muito ruim", avaliou.
A indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada brasileira em Washington também foi alvo de críticas de Lula. "Bolsonaro fala de soberania, mas, por outro lado, envia seu filho para ser embaixador nos Estados Unidos para entregar a eles a Amazônia para exploração".
Lula, que já cumpriu um sexto da pena de oito anos pela condenação no caso do tríplex do Guarujá, ganhou direito de ir ao regime semiaberto. Apesar disso, ele se recusou a aceitar a progressão. Ao canal russo, ele explicou a sua atitude:
"Eu não recuso a liberdade. Se há algo que quero na minha vida, é ir para casa com meus filhos, viver com a minha família. Não gosto de estar aqui. O que não posso aceitar é a tese de que estou à espera de uma progressão porque cometi um crime. Quero sair daqui com a inocência 100% comprovada. Quero que aqueles que mentiram ao povo brasileiro sejam submetidos à justiça popular como eu estou sendo submetido. Estou desafiando um juiz que mentiu em meu julgamento, que era Sergio Moro [atual Ministro da Justiça]”.