terça-feira, 24 de setembro de 2019

Povos do Xingu repudiam representação por índia bolsonarista na ONU



Representantes dos 16 povos indígenas do Xingu emitiram carta de repúdio contra a representação pela indígena Ysani Kalapalo na delegação do Brasil na Assembleia Geral da das Nações Unidas (ONU).

A carta é assinada por caciques dos povos xinguanos Aweti, Matipu, Mehinako, Kamaiurá, Kuikuro, Kisedje, Ikpeng, Yudjá, Kawaiweté, Kalapalo, Narovuto, Waurá, Yawalapiti, Trumai, Nafukuá e Tapayuna.

“Viemos diante da sociedade brasileira repudiar a intenção do Governo Brasileiro de incluir a indígena. O governo brasileiro mais uma vez demonstra com essa atitude o desrespeito com os povos e lideranças indígenas renomados do Xingu e outras lideranças a nível nacional, desrespeitando a autonomia própria das organizações dos povos indígenas de decisão e indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais”, afirma o documento.


Os 16 povos indígenas do Território Indígena do Xingu, acrescenta a carta, “através de seus caciques reafirmam seu direito de autonomia de decisão através de seu próprio sistema de governança composto por todos os principais caciques dos povos xinguanos”.
“Não aceitamos e nunca aceitaremos que o governo brasileiro indique por conta própria nossa representação indígena sem nos consultar através de nossas organizações e lideranças reconhecidos e respaldados por nós”.