segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Enterro do corpo da menina Agatha é marcado por comoção e indignação

Enterro da menina Agatha é marcado por comoção e indignação

O enterro do corpo da menina Agatha Vitória Sales Félix, de apenas 8 anos, foi marcado por indignação e comoção, na tarde deste domingo, 22, no cemitério de Inhaúma, zona norte do Rio.
Agatha foi atingida nas costas por um tiro de fuzil dentro da Kombi em que viajava, no Complexo do Alemão, na noite de sexta-feira, 20.
“Ela está no céu, que é o lugar que ela merece”, disse o avô da menina, ao lado de outros parentes, todos inconsoláveis.
O cortejo até o cemitério reuniu uma pequena multidão.
“A polícia matou um inocente. Não teve tiroteio nenhum. Foi dois disparos que ele deu. É mentira!”, gritava, muito abalado, um homem que seria o motorista da Kombi. Ele teria visto um policial atirando e ajudado a socorrer a menina.
No velório, outras pessoas contestaram a versão oficial da Polícia Militar, de que Agatha teria sido ferida num confronto entre policiais e criminosos.
“Quem matou foi o Estado”, dirigiu-se um homem a jornalistas, sem se identificar.
“Não houve confronto”, completou outro.

Manifestação
Moradores e ativistas convocaram nova manifestação neste domingo, pedindo o fim da violência policial no conjunto de favelas em que a menina foi atingida. A concentração de manifestantes foi marcada para 13h, em frente à Unidade de Pronto Atendimento de Itararé. Depois, os participantes seguiram juntos para o velório da menina.
“Eu tenho uma filha de oito anos, ela fica desesperada quando tem operação na comunidade. É muito tiro, parece que o tiro é dentro de casa”, disse Marcos Henrique Nascimento Lopes, de 39 anos, líder de um grupo de mototaxistas que participaram do protesto. “Somos moradores, não temos culpa dessa política de segurança pública que não funciona na comunidade. Reconhecer o erro não é vergonha, vergonha é insistir no erro”, completou.
Também pai de uma menina de oito anos de idade, o ator Fábio Assunção participou da manifestação.