quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Parceria entre GDF e STF beneficia socioeducandos do sistema prisional

Acordo assinado: “É uma forma de dar um futuro para essas pessoas que são abandonados pelo sistema prisional”, diz Ibaneis Rocha | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal assinou um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta segunda-feira (26). A parceria permitirá que os socioeducandos do sistema prisional do Distrito Federal tenham atendimento psicológico e assistência social.
A iniciativa também vai permitir que, inicialmente, 19 socioeducandos que prestam serviços à corte por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador (Funap) tenham acompanhamento de psicólogos do Programa Pró-Vítima, da Subsecretaria de Apoio à Vítimas de Violência (Subav).
O governador Ibaneis Rocha destacou que a medida é um grande exemplo de inserção e reeducação dessas pessoas. “É uma forma de dar um futuro para essas pessoas que são abandonadas pelo sistema prisional. Esse acordo vai ajudar na ressocialização deles, que muitas vezes estão abalados psicologicamente e acabam trazendo grandes traumas para as famílias”, ressaltou, em discurso afinado com o do presidente do STF, ministro Dias Toffoli.
“Essa corte fornecerá todo o subsídio para que os socioeducandos possam ir à Secretaria de Justiça [Sejus] a fim de ter tratamento psicológico e capacitação profissional”, garantiu o magistrado.
Já o titular da Sejus, Gustavo Rocha, enfatizou que o acordo de cooperação técnica visa a reintegração social e a não reincidência criminal dos socioeducandos. “É uma forma de resgatar essas pessoas recuperando a autoestima e mostrando a importância do trabalho delas para o STF e para a sociedade”, explicou o secretário, adiantando que a ação será estendida a outros órgãos a que os socioeducandos prestam serviço.
A ação também vai permitir que tanto eles como seus familiares desenvolvam a prática de atitudes e habilidades para controlar emoções e alcançar seus objetivos. Serão oferecidos cursos de curta duração sobre pequenos negócios, educação financeira e outros temas que estimulem atitudes empreendedoras.
Iluminação
Durante a cerimônia o GDF também inaugurou uma nova iluminação na fachada da corte, localizada na Praça dos Três Poderes. São 140 conjuntos de projetores de 35 watts com proteções, dois de 200 watts com foco na estátua da Justiça, além da instalação de sistema de drenagem, de dutos e substituição do cabeamento.
“Esse projeto de revitalização da praça foi solicitado pelo ministro [Dias] Toffoli logo após as eleições. Não estamos medindo esforços e esperamos contar com os Poderes Executivo e Legislativo para que esse, que é um dos maiores monumentos do país e que tem muitas visitações, seja totalmente restaurado. A praça é um símbolo da nossa cidade, a união dos nossos Poderes e o respeito que cada Poder tem que ter pelo outro”, explica o governador.
Além de Ibaneis Rocha e Gustavo Rocha, também prestigiaram o evento, por parte do GDF, o presidente da CEB, Edson Garcia; a procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão; e os secretários de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo; de Cultura, Adão Cândido e de Trabalho e Educação, João Pedro Ferraz.(Agência Brasília)