quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Polícia do DF faz buscas na casa de deputado acusado de fraudar lista de presença mais de 50 vezes

Deputado distrital Robério Negreiros - Foto: Facebook/Reprodução

Acusado de fraudar mais de 50 listas de presença nas sessões da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) foi alvo, nesta quinta-feira (29), de mandados de busca e apreensão na terceira fase da Operação Absentia. Os mandados foram cumpridos pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal. Há dois meses Negreiros foi objeto de busca idêntica.
Os mandados foram cumpridos logo cedo nas casas do deputado, localizada no Lago Sul, e do servidor Arlécio Gazal, que seria seu cúmplice na fraude, segundo acusam os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Negreiros e o servidor devem ser ser denunciados à Justiça pelos crimes de peculato e de falsidade ideológica.
A defesa disse em nota que o deputado tem mantido “postura colaborativa” com as investigações e citou “manifestação unânime da Mesa Diretora da CLDF, amparada em pareceres técnicos que atestam a inexistência de normatização interna para o controle de frequência.”
Lista de presença
A investigação apura como Negreiros assinou a lista de presença das sessões da Câmara Legislativa, entre 3 a 13 de novembro, no mesmo período em que divulgou fotos em redes sociais aonde aparece em restaurantes, festas e parques temáticos durante viagens para o exterior e para o Rio de Janeiro. Atos da mesa, nessas datas, não têm sua assinatura como segundo secretário da Mesa Diretora.
A Câmara Legislativa não possui painel que registra a presença dos deputados. A ideia de instalar ponto eletrônico está em discussão na Casa desde janeiro de 2017.