sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Volvo S60 T5 Inscription, um sedã premium intermediário com status de topo de linha

Volvo S60 T5 Inscription. Fotos: Geison Guedes/DP e Volvo/Divulgação

Os sedãs premium de entrada a venda no Brasil acabam de ganhar um concorrente de peso e que promete balançar a categoria, o Volvo S60. Apresentado na última semana, o modelo já está disponível nas lojas da marca.
Durante o lançamento na capital chilena, testamos a versão intermediária do três volumes, a T5 Inscription. O grande diferencial do S60 T5 não é o visual — agressivo e elegante como os outros modelos da marca — ou as tecnologias embarcadas (principalmente as auxiliares de condução).
O que o difere é o nível, de ser um intermediário, mas que briga com as versões topo de linha de seus principais concorrente, só que bem mais barato. 
A Inscription sai por R$ 229.950. Tirando o conjunto mecânico — que na R-Design é híbrido –, ela conta com quase todos os equipamentos topo de linha, a única exceção é o sistema de som, que na mais cara é da Harman Kardon. Dessa forma, ela é tão bem equipada quanto as opções mais completas das concorrentes. 
Entre os diversos itens da Inscription, o grande destaque é o sistema de condução semi-autônomo (inclusive, presente na opção de entrada). Ele vem com piloto automático com assistente de direção até 130km/h, alertas de colisão frontal e traseira, de mudança de faixa e de ponto cego, sistema de mitigação de pista oposta e monitoramento de pressão dos pneus.
Com isso, ele vai além do “simples” acelerar e frear sozinho. O carro ajuda o motorista a ficar dentro da faixa. Além de evitar que ele invada a pista ao lado, o sistema mantém o veículo no percurso correto. Os alertas são úteis principalmente em manobras de estacionamento e no trânsito do dia a dia. 
Além dos alertas e auxiliares, na parte da segurança, o S60 vem com leitura de placas, Isofix, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, conjunto óptico em LED, faróis direcionais com nivelamento automático e câmera de ré.