segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Prefeito afastado de Rolândia é absolvido em julgamento da Câmara

Julgamento na sessão da Câmara de Vereadores de Rolândia durou mais de cinco horas — Foto: Vanessa Navarro/RPC

O prefeito afastado de Rolândia, no norte do Paraná, Luiz Francisconi Neto (PSDB), denunciado por cometer infração político-administrativa, foi absolvido no julgamento de sábado (2). A sessão começou às 17h e terminou por volta das 22h30.

Foram 6 votos favoráveis ao relatório da Comissão Processante (CP) e quatro abstenções. O relatório era favorável à cassação do mandato do prefeito afastado.

O relatório da Comissão Processante apontou que Francisconi Neto direcionou a licitação de um barracão da união para uma empresa, produziu um contrato simulado e negligenciou a defesa de bens e renda do município.

O vereador Irineu de Paula, presidente da CP, optou por não votar o relatório.

No momento do voto, Paula afirmou que foi orientado pelo partido PSDB, o mesmo do prefeito afastado, a votar pela absolvição. Como não concordou com a decisão da legenda, optou pela abstenção.

“Houve uma reunião com o partido do PSDB para orientar os vereadores a votarem pela absolvição, contudo não concordo e prefiro me abster da votação”, disse o parlamentar durante a votação.

Para a cassação, sete dos dez vereadores deveriam votar favoravelmente ao relatório da CP. Como isso não ocorreu, o caso foi arquivado.