terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Polícia fecha fábrica de Ferraris e Lamborghinis falsas em SP



A Polícia Civil de SP apreendeu em uma empresa de design em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, carrocerias e componentes que eram usadas na produção de réplicas não autorizadas de carros esportivos.
Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais(DEIC) de São Paulo encontraram na última quinta-feira, 14, uma fábrica de carcaças falsas de carros de luxo. Foram identificadas e apreendidas cópias de Ferraris e Lamborghinis.
De acordo com o UOL, a denúncia foi feita por meio do escritório de advocacia que atua com as duas marcas no Brasil. Na fábrica, localizada na Vila das Mercês, zona sul de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, três supostos responsáveis prestaram esclarecimentos, mas ninguém foi preso.
O delegado responsável pelo caso, Wagner Carrasco, disse ao UOL que uma empresa de design, que não teve seu nome revelado, era responsável pela fabricação. Eles pegavam um carro qualquer e colocavam toda a parte interna desse veículo dentro da réplica de luxo.
Carrasco ainda afirmou que os veículos eram utilizados para venda e aluguel de eventos e que o ato se enquadra como crime contra o desenho industrial, previsto no artigo 187 da Constituição. A pena para esse crime é de três meses a um ano de prisão ou pagamento de multa.
No local, os agentes descobriram que haviam duas linhas de montagem, com carrocerias similares às marcas italianas, conhecidas pelos carros superluxuosos que podem custar milhões de reais.
De acordo com a polícia, o proprietário do local tentava vender as cópias por até R$ 180 mil, valor equivalente ao IPVA dos carros originais.
Foi instaurado um inquérito para apurar o caso, e todo o material apreendido será investigado pela Polícia Civil.