quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Paulo Guedes discute a reforma da Previdência no III Fórum dos Governadores



O ministro da Economia, Paulo Guedes participou nesta quarta-feira (20), em Brasília, do III Fórum dos Governadores, quando apresentou aos governadores a proposta da reforma da Previdência, que foi entregue hoje ao Poder Legislativo, pelo presidente Bolsonaro.
Para os 27 governadores presentes, Guedes ressaltou alguns problemas econômicos atuais. “Governadores e o governo federal estão  afogados pelas dívidas. Temos que reagir a isso e uma forma instantânea  é um programa emergencial que estamos montando para antecipar recursos”.
O secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho também elucidou aos chefes dos executivos estaduais, que objetivo da reforma é que o “sistema seja justo e igualitário, que todos se aposentem dentro da mesma proposta. Quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos”.
O ministro Paulo Guedes defendeu que um pacto federativo, descentralizando recursos por meio de reformas no país, é o caminho para inverter a pirâmide de concentra recursos nas mãos da União. “É necessário que isso seja alterado à base seja mais favorecida, ou seja, 60% dos recursos devem ir para os municípios, 30% para os estados e 10% para a União. E não o contrário”.
Quem também falou sobre a necessidade do pacto, foi o secretário de governo da Presidência da República, general Carlos Alberto Santos Cruz, ao pontuar que os poderes estão isolados e o pacto federativo está com problemas. Ele afirmou que a Secretaria de Governo vai catalogar sugestões junto aos ministérios para resolver os problemas.
O governador do Distrito Federal, também defendeu a repactuação de recursos. Para Ibaneis a União não pode ser a única beneficiada pela reforma, no seu entendimento é preciso ouvir as unidades da federação para que estas não saiam prejudicadas.
Os representantes do Poder Legislativo, também participaram do fórum. O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM –AP) afirmou que “O Senado está de mãos dadas com os governadores”, ao sinalizar que pretende ser o ponto de equilíbrio entre o governo federal e os governadores.
Rodrigo Maia (DEM-RJ) também falou sobre a participação de todos em busca de soluções dos problemas dos estados, municípios e do governo federal