quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Prefeita de Ilhabela denuncia ofensas racistas em rede social

Gracinha assumiu o cargo de prefeita em maio de 2019 após a cassação do mandato de Márcio Tenório (MDB) — Foto: TV Vanguarda/Reprodução
Prefeita de Ilhabela denuncia ofensas racistas em rede social — Foto: Reprodução/Facebook

A Prefeita de Ilhabela, Gracinha (PSD), denunciou à polícia ter sido vítima de injúria racial pelas redes sociais. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que irá intimar para prestar depoimento as duas pessoas apontadas como responsáveis pelos ataques à chefe do executivo. Elas negam o crime (leia mais abaixo).

Gracinha procurou a Polícia Civil no fim de dezembro para denunciar as ofensas racistas e um inquérito foi aberto para apurar o caso. A prefeita apresentou à polícia cópias de comentários feitos nas redes sociais em que internautas fazem menção a ela como "Preta de Neve" e "Mula do Morro".

Segundo depoimento de Gracinha, ela resolveu denunciar o caso por considerar que os "comentários extrapolam a crítica política e ofendem sua moral". Ela ainda se disse ofendida e desrespeitada, e que os internautas atacaram sua cor de pele e religião.

Os comentários foram feitos por um tenente coronel aposentado da Polícia Militar e uma servidora aposentada do Tribunal de Justiça em posts com críticas políticas sobre a gestão de Gracinha na Prefeitura de Ilhabela.

Gracinha assumiu o cargo de prefeita em maio de 2019 após a cassação do mandato de Márcio Tenório (MDB). Ela é a primeira prefeita negra de Ilhabela.

“Eu entendo quando recebo ataques políticos porque nem todos vão concordar com tudo, mas eu não tenho vergonha da minha cor e do meu cabelo. Isso afeta meus filhos e meus netos também. Somos todos iguais”, afirmou a prefeita.

Segundo a Polícia Civil, os dois investigados podem responder por injúria racial. A pena pode chegar a três anos de prisão. Os dois devem ser ouvidos até a próxima semana.

O G1 procurou as duas pessoas apontadas por Gracinha como responsáveis pelos ataques na web.

O tenente coronel aposentado da Polícia Militar Lidio Costa negou que tenha cometido crime de injúria racial e disse que é perseguido pela prefeita por denunciar esquemas de corrupção na prefeitura.

"Não houve nenhum ataque racista. Ilhabela está mergulhada em corrupção. Sou um dos denunciantes desse esquema tanto na Polícia Federal quanto no Ministério Público. Gracinha é uma das envolvidas e usa de bandeiras sequestradas como essa para se vitimizar. Deixe a Justiça apurar. Não tenho nada a dizer", respondeu ao G1.

Mirian Zucarello, servidora aposentada do Tribunal de Justiça, também negou que tenha sido racista contra Gracinha. "Tomo cuidado com as coisas que eu falo e com as palavras que eu uso. Não vejo isso como racista [sobre se referir à prefeita como Mula do Morro]", disse.