sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Mortes de macacos por febre amarela aumentam para 46 no Paraná, indica boletim

A vacina é indicada para crianças a partir dos nove meses, com reforço aos quatro anos, e para adultos até 59 anos — Foto: Crédito: Wesner Ferreira/Parque Nacional do Iguaçu

O número de mortes de macacos por febre amarela aumentou para 46 no Paraná, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta quarta-feira (29). Na semana anterior, havia 40 mortes de animais pela doença registradas.

Conforme o relatório, o estado não tem casos confirmados de febre amarela em humanos. Dezesseis suspeitas estão sendo investigadas. O acompanhamento da situação em humanos em macacos começou em julho do ano passado.

As novas confirmações foram na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, com cinco registros. Até então, o município não tinha registro de morte de animais. Foram cinco confirmações, segundo o boletim.

A outra morte de macaco por febre amarela foi em Antônio Olinto, no sul do Paraná. A cidade já tinha um caso confirmado. Veja a lista de cidades com mortes de animais pela doença:

Castro: 11
Ponta Grossa: 8
Lapa: 5
Cândido de Abreu, Sapopema, Teixeira Soares, Antônio Olinto, Ipiranga e Piraí do Sul: 2
Balsa Nova, Mandirituba, Quatro Barros, Rio Negro, Palmeira, São João do Triunfo, Imbituva, Mallet, Prudentópolis e São Mateus do Sul: 1

"O boletim semanal com casos de epizootias serve para alertar que o vírus está presente nesses locais", disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

Vacinação

Segundo ele, é importante que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se vacinar. "A vacinação é a única maneira de prevenir essa doença, que em alguns casos pode levar à morte", afirmou.

A vacina é indicada para crianças a partir dos nove meses, com reforço aos quatro anos, e para adultos até 59 anos.

Gestantes, mulheres que amamentam, crianças até nove meses de idade e adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos devem ser vacinados somente após avaliação médica.