segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

RJ inicia 4ª edição do programa Startup Rio



As atividades da quarta edição do Programa Startup Rio, criado em 2013, serão abertas na próxima segunda-feira (04.02), no Auditório Darcy Ribeiro da Biblioteca Parque, no Centro do Rio. O edital “Startup Rio 2019: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro” selecionou 82 projetos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo 66 no Rio de Janeiro, 10 na Região Sul Fluminense e 6 na Região Serrana. O objetivo é incentivar e promover iniciativas que fomentem a cultura do empreendedorismo e transformem o Estado em um polo de referência.
Cada um dos selecionados poderá receber até R$96 mil para desenvolver o projeto durante o período de um ano. A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Secretaria de Estado de Cultura (Rio Criativo) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os recursos alocados para financiamento do Edital de 2019 são da ordem de R$ 6.720.000,00 (seis milhões e setecentos e vinte mil reais), definidos na Programação Orçamentária da FAPERJ.
Idéias testadas
Para o coordenador-geral do Startup Rio e assessor especial de Transparência e Projetos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Espanha, o programa permite que ideias inovadoras sejam testadas e, posteriormente, alavancadas no Estado e no País. “O Startup Rio é o mais ambicioso programa de incentivo à inovação ligado ao empreendedorismo da Secti. O montante de recursos investidos neste edital reflete o compromisso da secretaria em transformar a vocação do estado do Rio em um ambiente propício de inovação e empreendedorismo”, pontuou o coordenador das Startups.