domingo, 10 de fevereiro de 2019

Força Nacional está autorizada a permanecer no Ceará por mais 30 dias



O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação do tempo de permanência da Força Nacional no Ceará por 30 dias. Desde o início de janeiro, mais de 400 integrantes atuam no Estado para dar reforço às forças estaduais de segurança, fazendo o patrulhamento de vias, terminais de ônibus, com ações de inteligência.
O pedido de prorrogação foi feito pelo governador Camilo Santana, depois de o Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, anunciar que agentes que estão atuando no Ceará desde o início da série de ataques criminosos começariam a deixar o estado nesta semana.
Até o momento, mais de 40 transferências de presos já foram feitas para presídios federais. Segundo o ministro Sergio Moro, outros estados também já pediram a presença da Força Nacional. O próximo a receber os agentes vai ser o Pará, no mês de março.
Isso significa que, durante os próximos 30 dias de permanência da Força Nacional no Ceará, vai ser feito um plano de desmobilização gradativa e, caso o número de incidentes aumente, a Força Nacional vai estar pronta para retomar as atividades.
Além da Força Nacional, o Ceará também recebeu reforços do Departamento Penitenciário Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.