sábado, 2 de fevereiro de 2019

Bolsonaro está ‘ansioso e vibrante para voltar ao combate’, diz porta-voz



 presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quinta-feira, 31, sua primeira foto após a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia e a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso, realizada na segunda-feira, 28. E o presidente aparece trabalhando.
Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro está “ansioso, vibrando e pronto para voltar ao combate”.
Rêgo Barros disse que Bolsonaro é “um homem muito forte fisicamente e emocionalmente” e que ele está disciplinado na fisioterapia para permanecer o mínimo período internado. No entanto, segundo o porta-voz, “o presidente é difícil, ele está falando já. A despeito do médico dizer para ele ficar calado, ele já está falando”.
“Hoje ele despachou tête-à-tête com o doutor João. Eu diria que ele vem tentando se adaptar-se à essa recomendação, mas o espírito dele é liderar pelo exemplo, pela conversa, pela convicção daquilo que vem pondo aos seus ministros. Eu tenho de reconhecer que é difícil e ainda ele se domina nessa questão de falar, mas tem procurado atender aos ditames que os médicos lhe impõem”, completou.
Sobre a melhora do quadro clínico de Bolsonaro e a possibilidade de ele já ter conversado com algum ministro, Barros disse que o presidente “não fez videoconferência e ao menos que eu saiba ele não conversou com ministros hoje. Mas no próprio quarto já conversa com a esposa, com os filhos e assessores.”
Bolsonaro despachou de seu quarto no hospital Albert Einstein, e recebeu o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Jorge Oliveira.
Segundo boletim médico divulgado nesta quinta, Bolsonaro “mantém boa evolução clínica, sem febre ou outros sinais de infecção”.
Os exames mostraram um quadro de saúde estável. O presidente continua em jejum oral, “recebendo os nutrientes por via endovenosa. Estão sendo mantidas as medidas de prevenção de trombose venosa e realizados exercícios respiratórios, de fortalecimento muscular e um período de caminhada fora do quarto”, disse.
A um dia de seu governo completar um mês, o presidente usou as redes sociais para dizer que ‘está no caminho certo’. Na postagem, ele disse estar trabalhando do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera de uma cirurgia.
“Sigo me recuperando e trabalhando do hospital. São muitas as linhas de atuação nesse primeiro mês de governo e ainda há muito a se fazer. Estamos no caminho certo. Nossa missão será cumprida! O Brasil ocupará a posição que merece no contexto internacional!”, escreveu pela manhã no Twitter.
Segundo o porta-voz, ainda não há data definida para o presidente despachar com ministros. “Não há previsão, amanhã ao menos não há previsão até porque o ambiente está redirecionado para Brasília por conta do Congresso. A posteriori, no sábado ou domingo vamos avaliar essa necessidade. O presidente está evoluindo muito bem e nós temos a esperança que a semana que ele possa decolar de pronto para Brasília”, disse.