sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Polícia Civil de Londrina investiga estudante que ameaçou 'matar negraiada'

Estudantes do Mackenzie protestam em São Paulo contra racismo nesta terça-feira (30) em São Paulo — Foto: Arquivo pessoal/Coletivo Negro Afromack

A Polícia Civil de Londrina, no norte do Paraná, investiga o estudante de direito Pedro Bellintani Baleotti por racismo, devido a um vídeo com ofensas e ameaças a negros gravado no último domingo (28). O Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu a abertura do inquérito e acompanha o caso.

Vestido com uma camiseta do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), enquanto dirigia em Londrina, Baleotti disse: “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer!”. Após a repercussão, ele pediu perdão e disse que foi infeliz.

A Polícia Civil de São Paulo, onde ele mora e estuda, já indiciou o jovem por racismo, na quarta-feira (31). Além disso, na terça-feira (30), a Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ele cursa o último ano de direito, suspendeu o estudante.

No vídeo, o estudante diz que está "indo votar ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco pra ver um vadio vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo, ó, tá vendo essa negraiada (apontando a câmera para uma moto ocupada por duas pessoas), vai morrer, vai morrer, é capitão caralho!".

Em um segundo vídeo recebido pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), de São Paulo, protagonizado pelo mesmo autor, ele aparece no interior de um apartamento manuseando uma arma de fogo, dizendo: "Capitão levanta-te, hoje o povo brasileiro precisa de você".

O conteúdo dos vídeos também foi alvo de protesto de alunos da Mackenzie, que pediram a expulsão de Baleotti, além de medidas de segurança por parte da universidade.

O estudante foi demitido do escritório de advocacia onde fazia estágio. Em nota, o escritório informou que “repudia veementemente qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal”.