sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Prefeitura de Guaratuba afasta servidor que denunciou uso de câmeras do município para espiar mulheres

Servidores aproximam imagens de câmeras da Prefeitura de Guaratuba para ver mulheres na praia — Foto: Câmeras de segurança

A Prefeitura de Guaratuba afastou o servidor que denunciou os colegas que usavam as câmeras de segurança do município para espiar mulheres na praia e hóspedes de hotéis.

Israel Cláudio Pereira foi um dos quatro funcionários públicos afastados da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Guaratuba, de acordo com a edição de terça-feira (28) do Diário Oficial do Município.

Para a prefeitura, a sindicância aberta para apurar o caso vai poder apontar o papel de cada um dos servidores no caso, e que os quatro funcionários foram afastados para não atrapalharem as investigações.

Israel disse que ele e um colega estavam procurando imagens de um adolescente desaparecido quando as câmeras começaram a filmar as mulheres que estavam na praia.

"Eu sou um funcionário do plantão noturno e as imagens foram feitas em plantões diurnos" disse.

O servidor afirmou que até o momento eu não foi informado oficialmente sobre qual o motivo do afastamento.

Segundo o servidor, ele começou a receber ameaças na cidade porque teve o nome publicado entre os afastados. "A gente teve que ficar trancado em casa e eu nem levei a minha filha para a escola", afirmou.

Israel disse que levou as imagens a público ao invés de procurar o superior imediato do setor porque não tinha comunicação com a chefia. "Tem muitas coisas que são complicadas ali dentro da secretaria. Quem me garante que se eu tivesse exposto esta situação para o meu superior, ele teria resolvido?", disse.