quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Marcelo Piloto ficará isolado por 20 dias; banho de sol também será na cela

Depois de chegar à Penitenciária Federal de Catanduvas, Marcelo Piloto foi identificado, teve o cabelo e a barba raspados, recebeu o uniforme e os produtos de higiene pessoal — Foto: Arquivo Pessoal

O traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, ficará isolado por 20 dias na Penitenciária Federal de Catanduvas, no oeste do Paraná, onde está preso desde segunda-feira (19), depois de ser expulso do Paraguai.

Marcelo Piloto chegou ao presídio de segurança máxima, onde deve ficar inicialmente por 60 dias, pouco depois das 16h.

Segundo o setor de segurança da unidade, em seguida ele foi identificado, teve o cabelo e a barba raspados, recebeu o uniforme e os produtos de higiene pessoal. O primeiro dia, completou, ocorreu "sem peculiaridade".

De acordo com as normas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), durante o isolamento Marcelo Piloto poderá receber apenas a visita de advogados.

Até a tarde desta terça-feira (20), no entanto, ele não havia recebido a visita de nenhum advogado – que precisa ser agendada.

Ainda durante o chamado período de inclusão, o banho de sol de duas horas por dia é feito isoladamente, em um espaço anexo à cela individual de 7 metros quadrados. As quatro refeições diárias também são feitas na cela.

Após os 20 dias, e com base nas informações colhidas durante entrevistas com o preso, a direção decide para que ala do presídio ele será encaminhado, podendo conviver com até 13 detentos.

A divisão é feita com base, entre outros, na periculosidade e à facção criminosa a que pertence.

A Penitenciária de Catanduvas tem capacidade para 208 presos. Por medida de segurança, a unidade não informou o número de detentos que abriga atualmente.