sábado, 24 de novembro de 2018

PF apura roubo de dinheiro público na construção da sede da Petrobras na Bahia



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta (23) a 56ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Sem Fundos, que mira um esquema de corrupção no contrato de construção da sede da Petrobras na Bahia, chamada de Torre Pituba.
Entre os alvos de prisão estão Mario Cesar Suarez, da OAS, e Marice Correa, cunhada de Vaccari Neto; ela já tinha sido presa no ano passado acusada de ajudar o cunhado a receber propina da OAS. O ex-presidente da Petros e Correios Wagner Pinheiro Oliveira foi alvo de mandado de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, houve superfaturamento nos contratos de gerenciamento da construção, elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia. Segundo a PF, o Fundo Petrobras de Seguridade Social (Petros) firmou parceria com a Petrobras para o investimento da obra do prédio que seria alugado à estatal por 30 anos.
No entanto, o valor firmado com a OAS e a Odebrecht — ambas já conhecidas e investigadas pela PF —, assim como o valor do aluguel do prédio, ficaram acima do esperado. A obra do prédio de 22 andares ficou avaliado em R$ 1,4 bilhão, enquanto o aluguel mensal era de R$ 5,4 milhões.