/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/11/21/ronaldinho_gaucho_casa.jpg)
A Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente apreendeu três veículos de luxo e uma obra de arte em uma propriedade da família de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis Moreira nesta quarta-feira, em Porto Alegre. O objetivo é garantir o pagamento de uma multa de dano ambiental por irregularidades na construção do Instituto Ronaldinho Gaúcho, na zona sul da capital.
Os mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça, foram cumpridos no início da tarde em uma propriedade em nome de Assis no bairro Cavalhada. Foram levados dois veículos da marca BMW e um Mercedes-Benz, além de um quadro do pintor André Berardo.
Segundo o Ministério Público (MP), Assis Moreira e o instituto que atendia crianças e adolescentes na zona sul de Porto Alegre foram condenados em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em 2013 por dano ambiental. Eles teriam promovido o corte de mata nativa, drenagens e movimentação de terras sem licença do poder público.
Os réus, que também respondem a processo criminal, firmaram acordo na Justiça para reparar os danos, mas nuncam cumpriram o que foi celebrado, diz o MP. Um desses compromissos era a doação de uma área para o município de Porto Alege para integrar uma unidade de conservação ambiental.
Procurado pelo GloboEsporte.com, o advogado da família Assis Moreira, Sérgio Queiroz, confirmou a apreensão dos bens e disse que nos próximos dias terá uma reunião com a promotora do Meio Ambiente, Ana Marchesan, para tentar resolver o problema. Enquanto isso, os veículos ficarão em poder da Justiça.