terça-feira, 13 de novembro de 2018

Escolta de Bolsonaro e Mourão terá carros blindados contra tiros de submetralhadora



O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo federal lançou na semana passada licitação para compra de novos carros que serão usados para a escolta do presidente eleito Jair Bolsonaro e de seu vice, general Hamilton Mourão, no próximo ano. O chamado pregão eletrônico será realizado na próxima semana, no dia 21.
O governo deve gastar R$ 5,5 milhões para aquisição de 30 veículos, sendo que 12 devem ser blindados. A proteção contra disparos de arma de fogo segue o padrão do mercado brasileiro, indicando a classe III-A. Segundo indicações técnicas, essa blindagem consegue suportar disparos de armas de fogo como pistolas 9mm ou submetralhadoras e revólveres calibre .44.
“A cápsula Presidencial (ou Vice-Presidencial) constitui-se de um conjunto de 5 (cinco) veículos de representação, devendo obrigatoriamente ser de mesma marca, modelo e cor do veículo presidencial. Tal imposição, por aspectos de segurança, visa não demonstrar a presença exata da autoridade nos deslocamentos com o uso de veículo diferenciado. Portanto, os veículos de representação, que atendem às autoridades não se resumem somente ao veículo ocupado pelos mesmos”, diz trecho do documento.
No edital, são apresentados como referências os seguintes modelos: Ford Fusion, Honda Accord, Toyota Camry e Hyndai Azera.