terça-feira, 17 de julho de 2018

Suspeitos de clonar celulares da governadora e de deputados do Paraná são presos

Governadora do Paraná, Cida Borghetti (Progressistas), foi vítima de golpe de clonagem de celular (Foto: RPC/Reprodução)

Quatro suspeitos de clonar os celulares da governadora Cida Borghetti (Progressistas) e de deputados do Paraná foram presos nesta terça-feira (17), no Maranhão.

A operação foi realizada conjuntamente pelas polícias Civil e Federal do Maranhão, com apoio da Polícia Civil do Paraná.

De acordo com as investigações, o líder do grupo clonava os chips e conseguia acesso ao WhatsApp das vítimas. Por meio das mensagens, ele pedia a contatos que pagassem boletos, sob a alegação de que o limite do cartão tinha estourado.

No caso da governadora, o valor solicitado chegou a R$ 25 mil. A polícia, no entanto, não confirma se o depósito foi de fato feito.

Segundo a polícia, Cida teve o telefone clonado quatro vezes - uma delas, em março deste ano. Os valores obtidos com os golpes não foram divulgados pela polícia, porque a investigação segue sob sigilo.

Outro político paranaense vítima do golpe foi o deputado estadual Cláudio Romanelli (PSB). Os nomes dos outros deputados não foram divulgados.

O delegado de Estelionatos, Rodrigo Souza, diz acreditar na participação de pessoas ligadas aos políticos no golpe. "Temos duas linhas de investigação: ou é uma falha nas operadoras ou tem a participação de algum funcionário. Eu acredito que tenha a participação de alguém, mas ainda não podemos afirmar".

Ao todo, 25 políticos do país todo foram vítimas da quadrilha, de acordo com a Polícia Civil. Entre eles, estão os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e o ex-ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social), todos do MDB.

Além das quatro pessoas presas nesta terça, outras duas pessoas já haviam sido detidas, em junho, suspeitas de emprestar contas bancárias para parte dos depósitos.

A polícia investiga os crimes de estelionato e associação criminosa.