quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

STJ CONVERTE PRISÃO DOS IRMÃOS BATISTA DE PREVENTIVA PARA DOMICILIAR



O Superior Tribunal de Justiça acaba de converter a prisão preventiva dos irmãos Joesley e Wesley Batista em domiciliar. A decisão foi tomada pela  6ª Turma da corte em votação apertada por três votos a dois, sendo o voto de desempate dado pelo ministro Sebastião Reis Júnior. Apesar da mudança, a mudança só beneficiará Wesley Batista. Joesley continua preso devido a existência de outro mandado de prisão.
A partir de agora, segundo a decisão do STJ, Wesley terá de se apresentar em juízo sempre que for convocado e manter o endereço atualizado junto às autoridades. Além disso, ele não poderá entrar em contato com outros réus, sob pena de voltar para a prisão, e está proibido de deixar o país.
O que chamou atenção foi que o blog do jornalista Lauro Jardim deu a notícia da soltura dos irmãos Batista antes mesmo de o julgamento ter começado. Jardim é o mesmo que deu a notícia dos áudios gravados por Joesley com o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) com a interpretação do Ministério Público Federal.