segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

EM DESPACHO, MINISTRO DIZ QUE DELEGADO NEGOU VAZAMENTO DE QUEBRA DE SIGILO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, telefonou para o delegado federal Cleyber Malta Lopes, neste domingo (25), e ouviu a negativa do integrante da Polícia Federal (PF) de que ele ou nenhum dos investigadores teriam divulgado qualquer informação sobre a quebra de sigilo de investigados no inquérito que apura se o presidente Michel Temer beneficiou empresas do setor dos portos com um decreto em troca de propina. Além da PF, tem acesso ao inquérito o próprio gabinete do ministro, por exemplo.
A informação sobre o telefonema foi registrada pelo próprio ministro, para ser consignada nos autos, em despacho no âmbito do inquérito 4.621/DF, que ainda relata a garantia dada pelo delegado de que conduz a apuração “com toda a diligência e discrição que o caso impõe”.
MINISTRO TAMBÉM TRATOU DE PENDÊNCIAS DE INQUÉRITO (FOTO: LULA MARQUES)
O despacho de apenas seis linhas não afirma se a conversa do ministro com o delegado foi motivada pelas notícias de que o depoimento do ex-executivo da J&F, Ricardo Saud, teria vazado com informações de que uma fazenda em São Paulo seria de Michel Temer, em nome de um laranja, o ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo, João Baptista Lima, amigo do presidente. Saud disse ter ouvido a informação do deputado Paulinho da Força, que negou o relato do delator.
Barroso também registrou no despacho que tratou com Cleyber Malta Lopes sobre as pendências do inquérito informadas ao STF, relativas a medidas como quebras de sigilos fiscais e bancários, consideradas pelo delegado como “imprescindíveis” para esclarecer os crimes de que colocam o presidente sob suspeita.
Na última terça-feira (20), o delegado pediu mais 60 dias para concluir o inquérito, ao argumentar que a Procuradoria Geral da República (PGR) não teria atendido à solicitação das quebras de sigilo pleiteadas pela PF, em dezembro de 2017. Mas a PGR informou que já havia feito tal solicitação antes mesmo de a PF solicitar e com pedidos além dos que haviam sido feitos pelo delegado.
Leia o teor do despacho do ministro: 
"Neste domingo, dia 25.02.2018, entrei em contato com o Dr. Cleyber Malta Lopes, Delegado encarregado do Inquérito nº 4621. Após me relatar algumas pendências, assegurou-me S. Sa. que nenhuma informação relativa a aspectos sigilosos do inquérito foi por ele divulgada a quem quer que seja e que conduz a apuração com toda a diligência e discrição que o caso impõe. Para registro, deixo este fato consignado nos autos"
Diário do Poder tentou contato com a assessoria do ministro para saber a motivação do contato com o delegado e se há relação do despacho com os relatos de vazamento sobre a fazenda de São Paulo. Mas não obteve retorno para os telefonemas.