quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O julgamento de Carli Filho



O caso chocou o país e começa agora, nove anos depois, o júri popular que decidirá sobre o futuro do ex-deputado estadual pelo PSB do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho, de 35 anos.
Carli Filho é acusado de duplo homicídio com dolo eventual, quando assume o risco de matar, por dirigir em alta velocidade, sob o efeito de álcool.
De relevante família da política paranaense, conseguiu adiar o julgamento três vezes, por meio de 33 recursos, com objetivo máximo de evitar o júri popular. Durante esses anos, em liberdade, dividiu o tempo entre Curitiba e Guarapuava.
Carli Filho se pronunciou sobre o assunto apenas duas vezes durante estes anos: em 2010, em depoimento à Justiça e em 2016, quando gravou um vídeo pedindo perdão às famílias das duas vítimas do acidente: Gilmar Yared e Carlos Murilo de Almeida.
O julgamento começa com a escolha dos sete jurados, em seguida serão ouvidas as testemunhas. Adiante, Carli Filho pode prestar esclarecimentos, haverá debate entre as partes e o veredito.
A pena prevista varia de 6 a 20 anos de prisão, mas pode ter acréscimo de dois terços, por haver uma segunda vítima. Mas, ainda assim, há o direito de recorrer em liberdade da decisão do julgamento.