sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Twitter vetou posts sobre vacina a pedido da Pfizer, diz site


 











Uma nova fase do “Twitter Files” –exposição de arquivos da rede social que indicam censura na era pré-Elon Musk– afirmou que a plataforma e a farmacêutica Pfizer manipularam informações sobre a vacina contra a covid-19.

Arquivos divulgados na 2ª feira (9.jan.2023) pelo jornalista Alex Berenson no site Unreported Truths (Verdades Não Declaradas, em português), mostram conversas entre um conselheiro da fabricante de vacinas e a rede social sobre conteúdos que não deveriam ser entregues aos usuários.

Em 27 de agosto de 2021, o conselheiro da Pfizer, Scott Gottlieb, teria lido um tuíte que dizia que a imunidade adquirida naturalmente depois da infecção por coronavírus é superior à proteção da vacina. A publicação pedia que a Casa Branca “seguisse a ciência” e não incluísse as pessoas que já tiveram a doença nos próximos mandados.

O integrante do conselho da Pfizer, ex-comissário da FDA (Food and Drugs Administration, agência reguladora dos EUA) e colaborador do canal CNBC, teria enviado um e-mail para Todd O’Boyle, um dos principais lobistas do escritório do Twitter em Washington e ponto de contato da rede social com a Casa Branca. No texto, o médico teria afirmado que o post era “corrosivo”, poderia “tornar-se viral e levar à cobertura da imprensa”.

De acordo com Berenson, O’Boyle encaminhou a mensagem para a equipe do departamento de “Resposta Estratégica” do Twitter, que é responsável por lidar com as preocupações dos funcionários e usuários mais importantes da empresa.

“Por favor, veja este relato do ex-comissário da FDA”, escreveu O’Boyle. No entanto, ele não citou que Gottlieb era integrante do conselho da Pfizer e, por isso, tinha interesse financeiro na promoção da vacina.

Segundo o site, apesar de um analista da área ter indicado que o tuíte não violava as regras de desinformação da plataforma, ele foi marcado como “enganoso” e sua visualização foi suprimida.

Dias depois, em 3 de setembro de 2021, Gottlieb recorreu novamente a O’Boyle. Quando a vacina pediátrica da Pfizer estava em processo de aprovação pelo FDA, um tuíte sobre a imunização de crianças contra a covid teria incomodado o conselheiro da farmacêutica.

“Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas um patógeno viral com uma taxa de mortalidade infantil de 0% custou aos nossos filhos quase 3 anos de escolaridade”, dizia o post. Dessa vez, o Twitter não interveio.

MAIS DO “TWITTER FILES”

Em 2 de dezembro, o próprio diretor-executivo do Twitter, Elon Musk, compartilhou um post com relatos da influência da rede social nas eleições de 2020.

O caso veio a público quando, durante a última campanha presidencial, o jornalista Matt Taibbi publicou no New York Post uma reportagem baseada no conteúdo de um computador de Hunter Biden, filho do então candidato à Casa Branca e atual presidente, Joe Biden.

O texto dizia que o filho de Biden havia praticado corrupção em negócios no exterior. Na época, a reportagem foi censurada pelo Twitter por, entre outras questões, “propagação de fake news” e violação da política relativa a conteúdo de hackers. Posts que falavam sobre o assunto foram excluídos e perfis foram bloqueados.

Ao falar sobre o caso, Musk afirmou que “realmente ocorreu a supressão da história do laptop de Hunter Biden”. Ele deixou a entender que isso teria sido feito sob ordens do governo.

Por Poder 360.