domingo, 8 de janeiro de 2023

Líder republicano é eleito presidente da Câmara nos EUA


 











O líder do Partido Republicano, Kevin McCarthy, venceu as eleições para presidente da Câmara dos EUA na madrugada deste sábado (7.jan.2023). Foram necessárias 15 rodadas de votações para que o deputado representante do 20º distrito da Califórnia fosse escolhido.

A votação para presidente da Casa Baixa começou na terça-feira (3.jan) – quando teve início a atual legislatura norte-americana– mas McCarthy não conseguiu o apoio de republicanos da ala mais conversadora do partido. O deputado precisou negociar para que a situação fosse revertida. Na tarde de 6ª feira (6.jan), ele havia conquistado o voto de 15 dos 21 republicanos resistentes a sua eleição.

Na 15ª e última rodada, McCarthy recebeu 216 votos. Seu principal adversário, o democrata Hakeem Jeffries, que substituiu Nancy Pelosi na liderança do Partido Democrata, ficou com 212. Foram 6 abstenções, todas de republicanos.

Segundo a legislação norte-americana, 218 votos são precisos para que um novo líder vença a disputa. No entanto, é possível que um presidente seja eleito com menos se nem todos os deputados comparecerem ou se algum votar “present” (presente, em tradução livre), que equivale a uma abstenção.

Essa foi a 1ª vez em 100 anos que a Câmara dos EUA precisou de mais de uma votação para decidir quem estará no comando.

CÂMARA DOS EUA

Depois das eleições de meio de mandato, realizadas em novembro de 2022, o Partido Republicano conquistou a maioria na Câmara dos Representantes dos EUA. O pleito elegeu 222 republicanos contra 213 democratas.

A nova composição legislativa da Casa Baixa vai influenciar no poder que Biden terá para prosseguir com a sua agenda. Isso porque os republicanos podem barrar pautas prioritárias do atual governo, como a lei nacional para regular diretrizes dos direitos reprodutivos femininos.

A oposição republicana também será capaz de obstruir indicações de Biden para a Suprema Corte. Atualmente, a maioria do tribunal tem orientação conservadora (6 a 3).

Poder360