terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Americanas amarga 5ª maior perda diária da história da Bolsa brasileira













O derretimento de 77,3% das ações da Americanas (AMER3) na última quinta-feira (12) corresponde à quinta maior queda diária de um papel individual da história do Ibovespa, principal índice do marcado acionário brasileiro desde 1986.

A derrocada que resultou na perda de R$ 8,7 bilhões em valor de mercado da Americanas teve origem no anuncio de que os balanços da empresa escondiam inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões.

O rombo foi comunicado pelo então presidente-executivo da companhia, Sérgio Rial, que deixou o cargo após menos de dez dias. Ele foi substituído por João Guerra, nome sem envolvimento prévio com a gestão contábil ou financeira da varejista.

Entre as empresas ainda ativas no Ibovespa, o tombo da Americanas só perde para a queda de 78% da fabricante de utensílios domésticos Hercules (HETA3), em setembro de 2008. Os dados foram reunidos e encaminhados ao R7 pela plataforma TC Economatica.

Na liderança, aparecem três companhias já fora do índice: Telebahia (TEBA3), Agra Incorp (AGIN3) e Doc Imbituba (IMBI4), que amargaram quedas diárias de, respectivamente, 82,14%, 81,55% e 80% em um único pregão.

R7