terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Bolsonaro entra com pedido de visto para prorrogar estadia nos EUA


 














O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde o fim do ano passado, quer prorrogar a estadia no país e entrou com um pedido de visto de turista, para aumentar o prazo de permanência por mais seis meses. A informação foi publicada pelo jornal britânico Financial Times nesta 2ª feira (30.jan), e confirmada pelo SBT News.

Segundo o jornal, o ex-presidente fez um pedido junto à consultoria AG Immigration, com sede na capital Washington, e que faz o serviço de pedidos de vistos de forma direta. A consultoria confirmou estar atendendo o ex-chefe do Executivo.

Bolsonaro embarcou para o estado da Flórida em 30 de dezembro. Ele viajou antes da cerimônia de posse, em 1º de janeiro, deixando de participar da tradicional troca de faixa entre antecessor e presidente eleito.

Com avião presidencial, a entrada do ex-mandatário se deu com o visto diplomático. Mas, conforme divulgado no início do mês pelo porta-voz dos EUA, Ned Price, o tipo de autorização tem um prazo de validade de 30 dias — a contar do fim das atividades diplomáticas. Price não comentou especificamente sobre o caso de Bolsonaro, mas a regra é de deportação ou que a pessoa deixe o país, por deixar de ter visto. A alternativa é fazer um pedido de permanência como turista, conforme fez Bolsonaro.

Em nota, a AG Immigration afirmou que trabalhará para atender o pedido de Bolsonaro. “Essa mesma dedicação será aplicada ao caso do Sr. Bolsonaro, para que os objetivos pretendidos pelo cliente sejam alcançados em total plenitude”, diz trecho do comunicado.

SBT News