
No mesmo dia em que foram empossados em seus mandatos, os 24 deputados distritais, em Brasília, já entraram em recesso de um mês, muito embora o Poder Executivo, chefiado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), também empossado nesta terça-feira (1º), siga trabalhando normalmente. A prática é generalizada em todo o País. Os trabalhos serão retomados somente no dia 1º de fevereiro.
Após os novos deputados distritais assumirem os mandatos e empossarem o governador, eles elegeram a nova composição da sua Mesa Diretora, responsável por conduzir os trabalhos no plenário. O deputado distrital Rafael Prudente (MDB), de 35 anos, foi eleito presidente com 17 votos, contra 7 conferido a outro candidato, deputado Cláudio Abranches. A nova composição da Mesa Diretora ficou assim:
- Presidente: Rafael Prudente (MDB)
- Vice-presidente: Delmasso (PRB)
- Primeiro-secretário: Iolando (PSC)
- Segundo-secretário: Robério Negreiros (PSD)
- Terceiro-secretário: João Cardoso (Avante)
- Corregedor: José Gomes (PSB)
A prioridade do mandato de Prudente, segundo ele, será aproximar a Câmara da população, incluindo a criação de uma TV específica para a CLDF. “Nós tivemos um processo político bem complicado na eleição, com uma renovação muito grande na Câmara. A população deu o seu recado.”
Com a folga de um mês fica ainda mais difícil reaproximar a população do Poder Legislativo.